Ambos são estratégias de gestão de cliente para aumento de competitividade e fidelização.
O marketing de relacionamento visa criar e manter um vínculo duradouro com os clientes, oferecendo valores, satisfação e confiança. O marketing transacional nas transações individuais busca aumentar as vendas e lucros a curto prazo.
Porém, são estratégias com vantagens e desvantagens, dependendo do produto, mercado e público-alvo. É importante realizar as análises, contextos e objetivos da empresa antes de definir qual a abordagem é melhor para os mesmos.
Um é mais adequado para produtos de alto valor, complexos ou personalizados, que exigem um acompanhamento pós-venda e uma assistência técnica (marketing de relacionamento), enquanto o outro é mais eficaz para produtos de baixo valor, simples ou padronizados, que têm uma alta rotatividade e uma baixa diferenciação (marketing transacional).
No entanto, as duas estratégias não são excludentes e podem ser combinadas de forma equilibrada, conforme as necessidades e os objetivos da empresa. O ideal é que a empresa consiga atrair novos clientes com o marketing transacional e mantê-los fiéis com o marketing de relacionamento, criando assim uma base sólida e rentável de consumidores.
ola , gostaria de saber os valores para ate 10 acessos
Olá, como vai? Claro, podemos agendar uma conversa? Tem algum telefone para contato?