As inovações na área de imóveis tem aumentado constantemente e sempre buscando pela facilidade e praticidade no dia a dia das pessoas. Hoje como avanço tecnológico temos as casas inteligentes ou smart homes, estão transformando a forma como vivemos e interagimos com nossos lares. Mas, qual é a tecnologia por trás e quais os impactos na vida dos habitantes?
As smart homes é um lar equipado com tecnologias que são capazes de automatizar e controlar diversos aspectos do ambiente, permitindo que os moradores controlem e gerenciem dispositivos e sistemas de forma remota, por meio de smartphones, tablets, ou assistente de voz. É possível controlar a iluminação, temperatura, aparelhos eletrônicos, sistemas de segurança, cortinas, entre outras funções.
A tecnologia IoT (internet das coisas) é o componente chave da automação residencial. Quase toda a construção e os equipamentos podem se conectar à internet: portas, janelas, campainhas, câmeras de segurança, berços e muitos outros itens, tudo isso pode se comunicar de forma remota ou agir sem sua interferência, mas em seu benefício.
Atualmente existem aproximadamente 20 bilhões de dispositivos conectados no mundo todo, e esse número pode atingir 50 bilhões nos próximos anos. A automação das residências é uma tendência que está crescente em residências europeias e norte americanas. Durante a pandemia houve impulsionamento do mercado de automação que trouxe mais conforto, comodidade e segurança para os lares.
Alguns dos recursos tecnológicos em casas inteligentes incluem o controle do sistema de alarme, detector de movimentos, vazamento de água ou gás e por fim, pedido de socorro em caso de acidentes. Em resumo, as smart homes estão revolucionando a maneira como vivemos, proporcionando comodidade, segurança e eficiência nas residências. A tendência é que essas tecnologias continuem a progredir e se tornem mais acessíveis num futuro próximo.
Os avanços tecnológicos estão crescentes e precisamos acompanha-los!